Serviços - NeuroReab

Oferecemos a nossos clientes e pacientes um espaço com instalações amplas e modernas para reabilitação e estimulação, do bebê ao idoso, que tenham alguma necessidade de potencializar suas habilidades.

Desta forma buscamos oferecer todas as terapias necessárias para o desenvolvimento e a habilitação completa no mesmo espaço, com profissionais altamente qualificados e equipamentos de alta tecnologia, sendo os mais modernos do mercado mundial de reabilitação. Veja os tratamentos que oferecemos aqui na NeuroReab:

Theratogs

O sistema Theratogs, conhecido como roupa terapêutica, é uma veste projetada para fornecer ao paciente um alongamento e alinhamento suave prolongado que replica o posicionamento das mãos do terapeuta reeducando o sistema neuromuscular e ósseo, promovendo estabilidade de tronco e das articulações e auxilia na organização do movimento. 

My Image

Desenvolvido pela fisioterapeuta americana Beverly Cusick seu principal objetivo é prolongar os efeitos das sessões de fisioterapia motora no dia-a-dia em casa, na escola ou na comunidade adaptando o corpo a história de uso.


O Theratogs é uma veste confortável e está disponível em tamanhos que atendem o bebê até o adulto, sendo indicado para pacientes com desordens motoras e que apresentam desordens sensoriais como ocorre nos Transtornos do Espectro do Autismo, Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Nesses casos são observados melhora na organização do movimento, na manutenção da atenção e em alguns casos na diminuição das estériotipias.


A Neuroreab conta com todos os tamanhos para avaliação e prescrição do Theratogs.

Estimulação Elétrica Específica a Tarefa - TASES

A estimulação elétrica específica a tarefa é baseada em evidências para crianças e adultos com Paralisia Cerebral, mas pode ser utilizado em pacientes  com Mielomeningocele, Lesão Medular, AVC, TCE e outras doenças do sistema nervoso central.

My Image

A TASES é usada para fornecer o estímulo sensorial e motor no momento em que os músculos são tipicamente contraídos, enquanto o paciente está envolvido em atividade funcional motivadora. A Neuroreab utiliza um aparelho de eletroestimulação desenvolvido nos Estados Unidos com a colaboração da fisioterapeuta Judy Carmick.

Pediasuit

O tratamento Pediasuit tem indicação para pacientes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, paralisia cerebral, distúrbios de integração sensorial, autismo, mielomeningocele, síndrome de Down, acidente vascular encefálico (AVE), traumatismo crânio encefálico (TCE) e demais patologias e desordens motoras. 

My Image

Desenvolvido na Flórida-USA, o Pediasuit consiste em uma órtese que cumpre a função de um esqueleto externo (exoesqueleto), reproduzindo a ação da musculatura agonista e antagonista.


O procedimento é feito de forma intensiva durante o período de 4 semanas, com aproximadamente 3 - 4 horas diárias, cinco dias na semana, levando-se em conta as condições individuais de cada paciente.


Os benefícios terapêuticos proporcionados são: aumento da densidade mineral óssea, força muscular, propriocepção, equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal, modulação de tônus, alinhamento corporal e reequilíbrio biomecânico com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida, maior variedade de movimentos seletivos e o desenvolvimento das atividades funcionais. 

Terapia por Contensão Induzida - TCI

A Terapia por Contensão Induzida é hoje uma das técnicas utilizadas na reabilitação que mais possuem evidências científicas. É um potente método de recuperação sensório-motora que desencoraja o uso do membro não afetado e encoraja o uso do membro superior fraco.

My Image

É uma técnica de reabilitação criada por Edward Taub nos EUA e foi desenvolvida para aumentar o uso do membro superior acometido de pacientes com hemiparesia, vítimas de Acidente Vascular Encefálico (AVE). Atualmente, a TCI também é utilizada em crianças com Paralisia Cerebral (PC) e em pacientes com sequela de Traumatismo Craniano (TCE) e outras patologias do sistema nervoso central. 

Estimulação e Intervenção Precoce

A estimulação precoce é indicada para bebês sob situação de risco de apresentar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. São consideradas condições de risco os bebês nascidos prematuramente, com baixo peso ao nascer, com malformações congênitas ou na presença de infecções maternas. 

É preciso, portanto, atuar com um trabalho de diagnóstico precoce e estimulação do bebê de risco, para minimizar os distúrbios muito mais frequentemente observados quando a criança chega em idade escolar.


São utilizadas diversas ferramentas terapêuticas, incluindo manuseios pelo Conceito neuroevolutivo Bobath para Bebês e brinquedos educativos buscando promover o neurodesenvolvimento adequado.


Além disso, a mãe e demais familiares são parte integrantes da equipe, sendo orientados pelo terapeuta quanto aos manuseios e posicionamentos mais eficientes para o melhor desenvolvimento do seu bebê.

Integração Sensorial

A Integração Sensorial é uma técnica de tratamento que foi preconizada pela terapeuta ocupacional americana Jean Ayres. Inicialmente foi dirigida a crianças que apresentavam distúrbio de aprendizagem e atualmente a sua utilização se ampliou também aos portadores de disfunções neurológicas, que se beneficiam com a sua aplicação em hospitais, instituições, clínicas e escolas. 

Todas as nossas ações, não só motoras, mas também processos de aprendizagem e formação de conceitos, são dependentes da capacidade para interpretar informações sensoriais.


Na maioria das crianças o processo de integração sensorial ocorre de maneira natural, com novos comportamentos se sobrepondo ou se expandindo às habilidades iniciais do bebê, em um processo, em grande parte, dependente das experiências e oportunidades que a criança tem para interagir com o meio.


(MAGALHAES & LAMBERTUCCI, 2004, p. 299) 

Realidade Virtual

Os sistemas de jogos na reabilitação tem se tornado popular em grande parte devido ao ambiente estimulante e divertido que sustentam o interesse e a motivação dos pacientes.

My Image

Eles incorporam uma série de jogos que exigem habilidades diferentes e específicas que permitem uma variabilidade da prática, servindo assim, com uma ferramenta útil para aprendizagem motora.


Possibilita também a melhora da função sensorial, motora e cognitiva, aumentando o tempo de reação, além de melhorar a autoestima e o contato social.


Os benefícios para o paciente incluem as correções da postura e equilíbrio, o aumento da capacidade de locomoção, da amplitude de movimento dos membros superiores e inferiores e melhora do condicionamento cardiovascular.

Kinesio Taping@

É utilizado como complemento no tratamento para reeducar o sistema neuromuscular, reduzir dor, melhorar performance, prevenir lesões, promover melhora da circulação, melhorar movimento funcional e posicionamento.

My Image

O Método Kinesio Taping® começou a ser desenvolvido no ano de 1973, no Japão, pelo Dr. Kenzo Kase, chegando em 1995 nos EUA e um ano depois na Europa. 

Plataforma Vibratória Galileo

A Plataforma Vibratória Galileo é Alemã e é de alta tecnologia produzida pela Novotec Medical.
    A Galileo gera oscilações latero-laterais alternadas simulando os movimentos da marcha e possui frequências e amplitudes variáveis.

​​​​​​​

​​​​​​​Posso substituir os exercícios na Plataforma Galileo por outra disponível no mercado?

Não


Por que?

Veja no comparativo abaixo:

Vibração Latero-laterias (Galileo)

Vibração com alternância: A vibração alternada promove o movimento similar da marcha, a tensão muscular varia entre os lados.


A oscilação é transferida para os membros inferiores e pélvis ativando os músculos posteriores similar a marcha.


Menor transmissão da vibração para a cabeça.


Permite variação da frequência para atingir

objetivos específicos.


Permite escolha da  amplitude.


Movimento funcional/fisiológico.


Poucas contraindicações.


Embasado na literatura científica.



Vibração Vertical (demais Plataformas)

Vibração sem alternância: a movimentação vertical promove contração concomitante direita e esquerda.


Estímulo simultâneo em ambos os membros inferiores, sem mobilização pélvica.


Cabeça vibra muito.


Frequência muito alta.


Amplitude fixa.


Movimento pouco funcional.


Bastante contraindicações.


Poucos estudos.


My Image

Porque utilizar a Galileo?
- Treino muscular funcional na reabilitação
- Melhora a condição física, força e alongamento muscular;
- Melhora da performance em curto período;
- Treino de função específica reprodutível;
- Mais de 100 publicações científicas;
- Produtos com várias qualidades e utilidades. 


Fisioterapia Respiratória e

Reequilíbrio Tóraco-Abdominal - RTA

O método Reequilíbrio Tóraco-Abdominal visa incentivar a ventilação pulmonar e a desobstrução brônquica, através da normalização do tônus, comprimento e força dos músculos respiratórios. 

My Image

O RTA entende que as disfunções e doenças respiratórias apresentam

sequelas musculares, posturais, ocupacionais e sensório-motoras.

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) é um conceito de tratamento e sua filosofia  baseia-se na ideia de que todo ser humano, incluindo aqueles com deficiências, tem um potencial existente não explorado. 

My Image

Desde seu inicio nos anos 40, com o Dr. Herman Kabat, a PNF tem integrado com sucesso conceitos contemporâneos da neuroreabilitação e neurociência.


Incorporou os conhecimentos de controle motor, aprendizagem motora, análise biomecânica e comportamental e a inclusão de atividades dirigidas a um objetivo funcional levando em consideração a variação do ambiente.

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva - PNF/Kabat

Estimulação Visual 

Segundo a Organização Mundial da Saúde há em torno de 180 milhões de pessoas com

deficiência visual no mundo e no Brasil existem 1 milhão e 700 mil pessoas com deficiência visual

sendo 80% com baixa visão e 20% com cegueira. 

As principais causas são as lesões por hipóxia, lesão por alterações vasculares, lesões traumáticas, infecções do sistema nervoso,

má formação cerebral. A ausência da visão não é compensada naturalmente ou espontaneamente por outro sentido podendo trazer

graves prejuízos para o processo de aprendizagem e o desenvolvimento da criança.


Por isso, a detecção precoce dos problemas visuais e a intervenção precoce com estratégias adequadas são fatores

decisivos no desenvolvimento global da criança.

Walkaide​​​​​​​

O Walkaide é um dispositivo utilizado para solucionar o pé caído em pacientes que apresentam problemas neuromotores como AVC, TCE, paralisia cerebral, esclerose múltipla e lesão medular incompleta. 

Ele estimula eletricamente os dorsiflexores do tornozelo promovendo o levantamento

do pé durante a fase de balanço na caminhada no momento adequado.


Aumenta a velocidade da marcha, comprimento do passo e permite percorrer

uma distância maior com menos fadiga e maior segurança.