Therasuit - NeuroReab

O Método Therasuit é um programa intensivo, individual e específico, com duração de 3 a 4 semanas, com sessões diárias de 3 horas.
O treinamento do paciente é sempre individual e visa a melhora da força muscular, amplitude de movimento, capacidade cardiorrespiratória, coordenação, equilíbrio e funcionalidade. 

O método Therasuit foi desenvolvido no ano de 2002 em Michigan/USA pelos fisioterapeutas e  pais de uma criança com paralisia cerebral Richard e Izabela Koscielny. Foi elaborada a partir de uma veste desenvolvida por pesquisadores Russos com a finalidade de diminuir os efeitos negativos sofridos pelos astronautas, como a atrofia muscular e osteoporose, devidos a falta da ação da gravidade. 


A veste therasuit é uma órtese dinâmica, constituída de cordas elásticas, ajustadas de acordo com a necessidade de cada paciente. O paciente, com auxílio da veste, recebe informações contínuas de proprioceptores e de alinhamento correto, proporcionando maior estabilidade e facilitando o movimento dos membros superiores e inferiores.


Dessa forma, com um padrão postural mais próximo do normal e a repetição contínua e intensiva das atividades, permite uma progressão no quadro clínico do paciente. 


Os exercícios são realizados na Universal Exercise Unit que é uma gaiola com sistema de polias e pesos utilizados para fortalecimento muscular específico e de forma progressiva; e na spider, uma gaiola que contém um sistema de elásticos que conecta o paciente a gaiola e permite a realização de atividades funcionais que podem ser facilitadas ou dificultadas pela posição dos elásticos.
​​​​​​​


My Image